Sobre o HOLI

Convocatória em Foco 2021
4 min readSep 23, 2021

Ensaio Pré-selecionado de Cláudio Colavolpe

Segundo a lenda hindu, o rei Hiranyakashyap queria ser adorado por toda a população do seu país. Para sua contrariedade, seu filho, Prahlad, optou por adorar Vishnu, um dos 3 principais deuses hindus, além de Shiva e Brahma.

Como forma de impor respeito à população , Hyranyakashyap mandou sua irmã, Holika, que era imune ao fogo, queimar o sobrinho até a morte. Holika então entrou numa fogueira com seu sobrinho e, nesse momento, Vishnu salvou-o, tirando a imunidade de Holika ao fogo, e protegendo Prahalad de ser queimado, tornando-o imune ao fogo. Esse fato marcou a vitória do bem sobre o mal, e é representado durante o final do inverno e a chegada da primavera. O inverno, a estação mais fria, é caracterizada pela tia má, Holika, e a primavera é representada por Prahlad, o jovem que foi salvo por seu adorado deus.Essa é umas explicações para a existência do Holika.

Quanto ao uso das cores, têm como justificativa uma outra história da mitologia hindu:

Ela conta que Radha sentiu ciúmes da cor azul clara da pele de sua “irmã”, Krishna, divindade que representava a oitava manifestação do deus Vishnu. Radha, então, pediu à mãe que a autorizasse a jogar pigmentos coloridos em si mesma, dando origem às cores usadas nas festividades.

Antes da festa, há a queima da boneca Holika, onde os os participantes acendem fogueiras para queimá-la e afastar os maus espíritos. As cinzas que voam pelo ar dessa incineração, simbolizam a morte de Holika e trazem boa sorte.

O pó tem cores diferentes, sendo o vermelho, verde e azul as cores mais usadas durante o festival. O vermelho significa fertilidade, casamento e amor. O verde tem o significado de recomeço, e o azul é usado para homenagear o invejado tom de pele da deusa Krishna. Os participantes podem comprá-los em mercados da Índia. Inicialmente, essas cores eram feitas com corantes naturais, mas a partir do século XIX os corantes sintéticos passaram a dominar o festival, pelo fato de serem mais fáceis de fazer e de comprar.

Durante o Holi, as diferenças de castas são esquecidas e todos celebram a festa com a mesma intensidade.

Essas imagens foram capturadas em Matura e Vrindavan, locais em que o Holi ocorre de forma mais intensa. É uma festa, de certa forma, violenta, pela quantidade de bebidas que se toma e de drogas que são ingeridas.

O bangh Lassi, uma mistura de iogurte com maconha, é uma das drogas que mais são consumidas durante o festival.

Imagens da Convocatória PEF 2020 na Quadra da Matriz Centro Histórico ©Meca

Com a nova data do Paraty em Foco — DE 27 a 31 de OUTUBRO, as inscrições da Convocatória PEF 2021 se encerraram no dia 19 DE SETEMBRO passado. Informamos que os últimos trabalhos inscritos continuam na fase de pré-seleção. Os novos trabalhos selecionados serão publicados no nosso site e na plataforma Medium ainda nesta semana. A votação final de premiação feita pelo time de jurados desta edição, será divulgado no dia 03 de Outubro. Confira todos os pré-selecionados através dos seguintes links:

https://www.pefparatyemfoco.com.br/ensaios-selecionados-pef2021

https://www.pefparatyemfoco.com.br/fotos-unicas-pré-selecionadas-pef-2021

https://www.pefparatyemfoco.com.br/pré-selecionados-selfie-pef2021

--

--