Sin Paro
Ensaio Pré-selecionado de Christian Baes
Iniciei Sin Paro no ano de 2017, sob o encantamento do tema e a essência de provocar uma reflexão sobre “o direito à cidade”1 de nossos idosos. No comportamento e dinâmica de nossa atual sociedade idosos são muitas vezes excluídos e vistos como pesos ao fluxo do contemporâneo, fazendo parte daquele grupo de mercadorias obsoletas da sociedade de consumo exposta por Zygmaunt Bauman. Para além de peças fora de engrenagem, em muitos países como o Brasil soma-se a essa carga de “peso morto” a fragilidade de idosos serem vitimas fáceis da crescente violência urbana que alimenta o mercado.
O ano de 2020 trouxe a pandemia da Covid-19 como poderoso desafio à reforçar a necessidade da urgente reflexão sobre o bem-estar e os significados atribuídos aos idosos de nosso tempo. Um dos duros ensinamentos que a trágica pandemia tem exaltado é sobre a importância do convívio social na nossa expectativa e qualidade de vida. Pesquisas realizadas ainda no ano de 2020 pela Universidade de Coimbra, Portugal, e a entidade filantrópica AgeUK, Reino Unido, apontam para as consequências negativas do confinamento na vida de idosos, relevando que após o primeiro lockdown vivido em ambos países, muitos apresentaram significativas perdas cognitivas, motoras e emocionais. Segundo esses estudos, entre os principais impactos do confinamento estão: o aumento das crises de ansiedade e depressão, perda de autonomia para realização de afazeres diários básicos, crescimento dos sintomas de alzheimer, maior dificuldade para realizar deslocamentos, aumento de dores físicas, dificuldades em manter a saúde alimentar. Fatores que culminam para uma diminuição da expectativa de vida desse grupo da população.
Esse projeto poderia ter muitos títulos, mas escolhi já em seu início o nome “Sin Paro”, em espanhol por ter começado em Espanha, pois esse observado “sem parar” de idosos nas ruas sensibiliza-me e salta-me aos olhos como uma potente manifestação do desejo de desfrutar o viver. O atravessar da pandemia que os coloca como principal grupo de risco reforça tais sentimentos. A bengala é símbolo visual para um esforço interior que nos Brinda com a graça do caminhar, serenidade, a riqueza do passo de ritmo próprio, do persistir, da beleza advinda do tempo. Esse caminhar não alienado, com atenção ao passo seguinte e aberto ao novo, faz possível sentir a cidade como “um assentamento humano em que estranhos têm a chance de se encontrar”, como definiu Richard Sennett. Afinal, o cada dia mais incomum e corajoso ato de falar com estranhos na rua muitas vezes só é realizado por esses sábios do tempo que no afago de serem ouvidos dissolvem a monumental bolha que nos isola no espaço público.
Até aqui, o trabalhar em Sin Paro permitiu-me capturar cenas do cotidiano em que a singela poesia de uma vida que se faz no tempo convida a admirar: o ritual do encontro entre amigos, a sincronia da amizade que se estende ao ritmo dos passos, pequenos gestos de cuidado, o enfrentar do mal tempo, o esforço para carregar o saco de compras, a necessidade do breve respiro sem máscara, o apoio mútuo…“E os ritos são no tempo o que a moradia é no espaço. Pois é bom que o tempo que transcorre não nos dê a sensação de que nos gasta e nos perde, como ao punhado de areia, mas nos realiza. É bom que o tempo seja uma construção. Assim vou de festa em festa, de aniversário em aniversário, de vindima em vindima, como quando era criança e ia da sala do conselho à sala do repouso, na vastidão do palácio do meu pai, onde todos os passos tinham um sentido.”2
Sem idosos nas ruas, nossa sociedade empobrece.
- Ref. Henri Lefebvre, O Direito à Cidade, 1968.
- 2. Antonie de Saint-Exupéry , Citadelle, 1948.
Com a nova data do Paraty em Foco -DE 27 a 31 de OUTUBRO -, as inscrições da Convocatória PEF 2021 ficarão abertas até 19 DE SETEMBRO. Agradecemos a participação de todos pela confiança no trabalho do Paraty em Foco e sua Equipe. O resultado final será divulgado no dia 03 de outubro. Participe, não deixe para a última hora. Você poderá ser um dos protagonistas desta edição. Confira o regulamento: https://www.pefparatyemfoco.com.br/regulamento-2021