Sertão
Ensaio Pré-selecionado de Gizele Lima
“O Sertão está em toda a parte…
Vou lhe falar. Lhe falo do sertão, do que não sei. Um grande sertão!
Não sei. Ninguém ainda não sabe”.
(ROSA, Guimarães, 2001)
O presente ensaio aborda o medo do desconhecido.
Tendo como referência a obra-prima de Guimarães Rosa, Grande Sertão: Veredas, sertão, é o caminho sem escolhas, um caminho de convivência com a dor, a impotência, o medo de cair com o peso nas costas.
A pesquisa começou com um mergulho profundo na sua dor, para compreender sua condição limitante após uma doença da coluna, seguida de cirurgias e sequelas, sendo mãe de dois, com seus quase quarenta anos, ativa, e tendo como conflitos a dicotomia da carga da responsabilidade pelos seus e a impotência de sua condição.
Por que a mulher quando adoece sente culpada e incapaz?
Por que a mulher se sente a única responsável pelos filhos, na maioria dos casos?
As dificuldades de sua limitação física, a convivência com a dor diariamente, o medo da morte, o medo de não conseguir cuidar de suas crias, o medo do abandono pelo companheiro, do julgamento por não se enquadrar ao padrão estético imposto pela sociedade, o medo de envelhecer, o medo de depender…
O medo…
A mulher carrega muitos medos, desde muito cedo.
Fica frente a frente com seu Sertão, o atravessa, muitas vezes calada, ardendo, sangrando, se arrastando.
Esse trabalho é sobre exorcizar seus demônios.
É sobre a travessia.
Com a nova data do Paraty em Foco -DE 27 a 31 de OUTUBRO -, as inscrições da Convocatória PEF 2021 ficarão abertas até 19 DE SETEMBRO. Agradecemos a participação de todos pela confiança no trabalho do Paraty em Foco e sua Equipe. O resultado final será divulgado no dia 03 de outubro. Participe, não deixe para a última hora. Você poderá ser um dos protagonistas desta edição. Confira o regulamento: https://www.pefparatyemfoco.com.br/regulamento-2021