Meu mar
Ensaio Pré-selecionado de Sara Frisby
Este ano dei uma volta ao mundo sem sair de casa. Com saudades de viajar e de fotografar, fiz um mergulho profundo nos meus arquivos. Foi uma peregrinação fantástica, onde pude ligar os pontos e reconhecer os temas e jeitos de fotografar que permanecem comigo até hoje, ressignificando a minha prática e dando luz à um novo projeto.
Nessa viagem pelo tempo e espaço através dos meus HDs, me surpreendi com a constância da presença do mar. Destaque ou em segundo plano nas imagens, é ubíquo a linha do mar, o horizonte, a divisão entre agua e ar, terra e além.
Eu comecei a fotografar por volta de 2010 ao me mudar para Paraty, logo depois da morte precoce dos meus pais. Eu não sabia naquela época que a fotografia poderia ser janela da alma, terapia ou bálsamo. Não sabia que estava me procurando, querendo conforto, tentando preencher o vazio, precisando de referencia, de porto seguro, de renovar a fé na vida. Eu me joguei pelo mundo sozinha e levei a maquina junto. Fui vivendo e clicando, numa busca cega de algo desconhecido. Encontrei o mar. Essas fotos, tiradas em vários continentes, são alegrias encontradas ao longo do meu caminho, placas de sinalização para a minha felicidade. Agora sei que é o mar que me chama, que informe meu olhar, que me acalma e acompanha, que me leva para cantos tão longes e tão pertos. Muda nome, muda país, muda correnteza, o mar continua o mesmo. Um fluxo contínuo e intransmutável, é sempre o mesmo. Um só mar, meu mar.
Meu mar é mágico. É casa de Poseidon, de sereias e piratas, de conchinhas e peixinhos, de Iemanjá e Olokun. É um velho amigo. É berço de saúde e alegria. É professor de metáfora e paciência. É pano de fundo da minha vida. A gaivota é amigo e os caranguejos e baleias conversam com pescador. Meu mar é uma poesia viva feita de barcos, ventos, marés e céu. Meu mar tem me acolhido em momentos de desespero, tem me providenciado encontros incríveis, me apontado novos jeitos de viver e o sentimento de pertencimento independente de geografia, idioma ou cultura. Ele existe na minha psique e no meu dia como uma carinhosa figura onipresente, uma mãe que quer meu bem.
Esta série de fotografias é uma oferenda ao mar em agradecimento.
Com a nova data do Paraty em Foco — DE 27 a 31 de OUTUBRO, as inscrições da Convocatória PEF 2021 ficarão abertas até 19 DE SETEMBRO. Agradecemos a participação de todos pela confiança no trabalho do Paraty em Foco e sua Equipe. O resultado final será divulgado no dia 03 de outubro. Participe, não deixe para a última hora. Você poderá ser um dos protagonistas desta edição. Confira o regulamento: https://www.pefparatyemfoco.com.br/regulamento-2021