Múltiplos: o que não é visto e não é dito -Projeta-se.

Convocatória em Foco 2021
3 min readAug 9, 2021

--

Ensaio Pré-selecionado de Luciana Brito Araujo

Tomada de uma angústia extrema, resolvi usar o autorretrato como ferramenta artística e um novo desafio para escapar da realidade e adentrar a subjetividade. Como estratégia visual resolvi fazer uso da escanografia (técnica que usa scaner de mesa como método de captura fotográfica) e da fotografia expandida como forma de trazer a tona meus delírios imagéticos.

Usando imagens de autorretratos diversos, impressos em papel manteiga, em papel algodão de alta gramatura, papel sulfite branco e em acetato transparente, fiz uso de diversos scanners, de resoluções e qualidade técnica diferente, para fazer sobreposições de imagens, de forma manual e depois escaneei sem saber qual resultado esperar. Após as primeiras imagens, fiz novas impressões, e me interessei também pelas texturas resultantes do processo. Com a repetição das sobreposições, percebi um quase desaparecimento da imagem e o surgimento de figuras que me remetem a expressão do inconsciente.

Esse é um trabalho de pesquisa da imagem como projeção do inconsciente, da angústia e do vazio existencial. Sei que pode soar um tanto quanto pretensiosa essa afirmação, mas trata-se justamente do contrário. Sendo um processo de pouco controle técnico e catártico, “o que não é visto e não é dito — projeta-se”.

Seja um protagonista da exposição Convocatória PEF 2021 na Quadra da Matriz Centro Histórico ©Meca

Com a nova data do Paraty em Foco — DE 27 a 31 de OUTUBRO -, as inscrições da Convocatória PEF 2021 ficarão abertas até 19 DE SETEMBRO. Agradecemos a participação de todos pela confiança no trabalho do Paraty em Foco e sua Equipe. O resultado final será divulgado no dia 03 de outubro. Participe, não deixe para a última hora. Você poderá ser um dos protagonistas desta edição. Confira o regulamento: https://www.pefparatyemfoco.com.br/regulamento-2021

--

--