Más água

Convocatória em Foco 2021
3 min readSep 1, 2021

--

Ensaio Pré-selecionado de Lúcia Bugarin

“A luz do sol se despedia lentamente dando lugar aos primeiros lampejos da noite que se deitava sobre o movimento das ondas e se espalhava pela areia envolvendo misteriosamente toda a praia deserta.

Ela se aproximava do mar como forma de fugir da sua realidade na tentativa de dissolver suas mágoas no mar. Seu corpo desfalece e cai sobre a areia úmida. Sente o peso da solidão. Vive presa a uma relação desarmoniosa que a consome lentamente. Ele a humilha, esbofeteia e depois fala que a ama; ela, o perdoa.

Diante do seu olhar uma luz se anuncia indicando um caminho. Uma tocha de luz… uma estrela … um farol a lhe indicar o caminho de volta para casa.

Mas, ele faz dela uma escrava diuturnamente. Ela não pede ajuda, vive só no seu mundo de amargura envolta no emaranhado de seus afazeres diários. Só o silêncio é capaz de entende-la.”

As fotos mostram como é percebido o mundo pelo olhar de mulheres vítimas de violência doméstica.

O distanciamento social decorrente da pandemia me permitiu pôr em prática imagens guardadas na memória quando criança, fatos que presenciei por duas vezes, de mulheres vítimas de agressões por parte de seus maridos. Esta contingência muito me afetou emocionalmente, hoje se permite plasmar em 15 fotos carregadas dos sentimentos de rotina, impotência, incapacidade, fuga, submissão, invisibilidade, esperança e silêncio.

As imagens carregam força em tramar verdades capazes de gerar no outro reflexões sobre os sentimentos percebidos ao longo do tempo de convivência que tive com uma dessas mulheres.

O desfoque corrobora com o caráter ficcional da amargura — narrativa ancorada numa postura social e poética da imagem enquanto que na efemeridade do lusco-fusco do entardecer reside a tentativa de dar resposta à questão “quem vai me valer?”

Para despertar atenção dessa questão contemporânea, noticiada a todo instante e presente no silêncio da vivência cotidiana familiar, muitas vezes plasmada pela banalidade como fatos normais, Más águas é um grito contra a violência à mulher.

Seja um protagonista da exposição Convocatória PEF 2021 na Quadra da Matriz Centro Histórico ©Meca

Com a nova data do Paraty em Foco — DE 27 a 31 de OUTUBRO, as inscrições da Convocatória PEF 2021 ficarão abertas até 19 DE SETEMBRO. Agradecemos a participação de todos pela confiança no trabalho do Paraty em Foco e sua Equipe. O resultado final será divulgado no dia 03 de outubro. Participe, não deixe para a última hora. Você poderá ser um dos protagonistas desta edição. Confira o regulamento: https://www.pefparatyemfoco.com.br/regulamento-2021

--

--

No responses yet