Ensaio Pré-selecionado de Sergio Amaral

O Quilombo Vão de almas fica a 320 km de distância de Brasília, em Cavalcante, na Chapada dos Veadeiros, nordeste de Goiás. Para chegar ao quilombo, são mais 90 km de estrada de terra.

A população dos Kalungas , como se autodenominam os quilombolas da região é de aproximadamente 4 mil habitantes, e a extensão do território demarcado é a maior do Brasil.

A região é constantemente ameaçada pelo agronegócio, grileiros, queimadas e planos de construção de uma hidrelétrica que pode vir a alagar o Vão (que é o fundo de um vale), com a construção de um reservatório. E, nos últimos tempos, os quilombolas são alvo de ataques racistas do atual presidente da República.

Visito habitualmente os amigos do lugar desde 2014. Para esse curto ensaio, escolhi mostrar alguns aspectos desse local, essencialmente um refúgio de negros em busca da liberdade, até muito pouco tempo, isolado das influências externas. Mostro o grande apego de uma família, a de Zelmira e Janda, ao rio das Almas, o seu quintal e fonte de água. Coloquei uma foto que mostra o aprendizado e a descoberta desta atividade maravilhosa. Mostro também a Festa do Império de Nossa Senhora D’Abadia, festa profano-religiosa que acontece em agosto. Para finalizar, o registro da troca de mãos do papel de narrador: de objeto, os kalungas passam a narradores e protagonistas de sua história, graças à chegada dos smartphones, internet e energia elétrica.

Seja um protagonista da exposição Convocatória PEF 2021 na Quadra da Matriz Centro Histórico ©Meca

Com a nova data do Paraty em Foco — DE 27 a 31 de OUTUBRO, as inscrições da Convocatória PEF 2021 ficarão abertas até 19 DE SETEMBRO. Agradecemos a participação de todos pela confiança no trabalho do Paraty em Foco e sua Equipe. O resultado final será divulgado no dia 03 de outubro. Participe, não deixe para a última hora. Você poderá ser um dos protagonistas desta edição. Confira o regulamento: https://www.pefparatyemfoco.com.br/regulamento-2021