Insônia
Ensaio Pré-selecionado de Silvia Salgado
A pandemia do coranavírus alterou profundamente nossa rotina tornando o sono quase impossível para grande parte das pessoas.
Estudos mostram que as taxas de insônia aumentaram consideravelmente em todo o mundo durante o período de isolamento social.
As alterações em nossa rotina diária, o trabalho em casa, a ausência de pessoas queridas, associados às incertezas, medos e a sensação de perda de controle estão causando impactos desastrosos em nossa saúde física e emocional. Os momentos prazerosos com amigos e familiares, essenciais ao relaxamento e à redução do estresse, foram drasticamente reduzidos. Some-se a tudo isso a falta de movimento, atividades físicas, hobbies que alteraram nosso ritmo físico.
Além do desconforto, a insônia também afeta o trabalho, os estudos, a concentração e, inevitavelmente, o humor.
Assim como passar por uma pandemia, para alguns a insônia é um novo sintoma e faz-se fundamental encontrar formas de nos adaptar ou sermos persistentes na busca por saídas mais saudáveis.
Lidar com ela, seja em uma pandemia ou não, revela-se uma luta árdua e desafiadora, porém necessária.
Com a nova data do Paraty em Foco — DE 27 a 31 de OUTUBRO -, as inscrições da Convocatória PEF 2021 ficarão abertas até 19 DE SETEMBRO. Agradecemos a participação de todos pela confiança no trabalho do Paraty em Foco e sua Equipe. O resultado final será divulgado no dia 03 de outubro. Participe, não deixe para a última hora. Você poderá ser um dos protagonistas desta edição. Confira o regulamento: https://www.pefparatyemfoco.com.br/regulamento-2021