Encontros e desencontros

Convocatória em Foco 2021
3 min readApr 28, 2021

--

Ensaio Pré-selecionado de Agostinho “Tito” Barrios

Encontros e Desencontros não é apenas um inventário da cidade, de suas portas metálicas e do que elas abrigam em seu interior. Cada dupla de fotografias apresenta a mesma porta, fechada e aberta, que se insinua em busca de interpretações e extrapolações. A leitura mais imediata relaciona-se com proteção: fechar para se manter inacessível. porém, ao mesmo tempo, torna-se acessível como um canvas para os grafiteiros atestarem suas existências. Um desdobramento em grande parte indesejado pelos comerciantes, que chegam a substituir a obra espontânea por uma representação controlada e paga de seus interesses. Alguns até mesmo as ignoram, pois elas ficam visíveis apenas quando não há mais clientes, após o horário comercial, e as ruas se encontram praticamente vazias.

E quais outras leituras podemos ter? Seria uma analogia para as diversas dicotomias factuais e/ou imaginadas (acessível/inacessível, visível/invisível, autorizado/transgressor, etc)? Um questionamento de quem pode acessar e fruir a arte, quando e em que termos? Do que nos é visível durante nossos trajetos de vida? Se as nossas rotinas nos permitem encontrar a arte e perceber a identidade da cidade em que vivemos? Enfim, é um conjunto de imagens que dá margem à projeção das expectativas e experiências de cada um…

O ensaio foi iniciado em julho de 2018, uma época em que estávamos menos limitados em nossa deriva pelas cidades, sendo as maiores restrições a criminalidade e a acessibilidade. Em tempos de lockdowns, acabam surgindo outras questões relacionadas à (con)vivência nos espaços públicos… e uma provocação para o futuro: ao retomarmos as ruas seremos novamente apenas transeuntes ou reclamaremos sua posse? Terminado o confinamento seremos capazes de fruir a cidade e de nos encontrarmos nela e com ela?

Inclusive, a montagem do ensaio pode se aproveitar das relações já estabelecidas, exibindo os pares fechados em sequência ou pode convidar o espectador a procurar as “contra-partes” em um ambiente lúdico de exercício da memória ou de interpretação das dicas visuais presentes nas próprias fotografias, trabalhando com diferentes níveis de dificuldade e engajamento com as imagens.

Seja um protagonista da exposição Convocatória PEF 2021 na Quadra da Matriz Centro Histórico ©Meca

Com a nova data do Paraty em Foco -DE 27 a 31 de OUTUBRO -, as inscrições da Convocatória PEF 2021 ficarão abertas até 19 DE SETEMBRO. Agradecemos a participação de todos pela confiança no trabalho do Paraty em Foco e sua Equipe. O resultado final será divulgado no dia 03 de outubro. Participe, não deixe para a última hora. Você poderá ser um dos protagonistas desta edição. Confira o regulamento: https://www.pefparatyemfoco.com.br/regulamento-2021

--

--

No responses yet