Disritmia
Ensaio Pré-selecionado de Rodrigo Koraicho
No Brasil, o carnaval tem seu apogeu nos estados do Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Recife e em outras regiões do nordeste do país. São Paulo, sua cidade mais populosa, não constava no itinerário dos principais destinos turísticos durante o feriado mais festivo do ano e, o que se via, era uma paisagem desértica e tranquila. Muito distinta de seu cotidiano caótico. A cidade chegou a receber o rótulo de “o túmulo do samba”, e era comum os paulistanos planejarem previamente para onde iriam viajar durante o feriado de carnaval.
No entanto, este cenário vem se transformando consideravelmente e este projeto surge como uma provocação a esta reputação agora ultrapassada. A cada ano (antes da chegada da pandemia) a prefeitura vem registrando um aumento notável de público e, recentemente, os números ultrapassam 10 milhões de foliões acompanhando os blocos carnavalescos pelas ruas da cidade. E é nas ruas que acontece o verdadeiro carnaval. Nas ruas nasceu, e se mantém radiante até hoje. É onde tudo acontece e onde tudo se mistura. Tudo mesmo.
Neste ambiente caótico e eufórico regido por Dionísio, o lema é ser livre, e o prazer, uma necessidade. Em ritmo frenético a energia é contagiante, o suor é compartilhado e as emoções convertidas em gestos, toques e muito movimento. Sobriedade e moderação ficam de fora desta festa. Diferenças sócio-econômicas são encobertas de purpurina, tinta e confete, camuflando os anseios de uma conjuntura política em crise e decadente.
No carnaval, disritmia se torna essa modificação de ritmo tão contundente. Uma oscilação intensa da frequência cardíaca que hora desfruta do clímax da exaltação, hora padece em perturbação e desilusão dos devaneios nas ruas melancólicas da metrópole de concreto.
Em um universo simbólico tão rico de significações, a profusão de sons, cores e detalhes, cria uma poética de melodia contagiante. As imagens convidam a se aproximar e participar desta festa, tocar estes corpos e ouvir esta melodia.
O fotógrafo, diante do êxtase, opta por incorporar a câmera fotográfica como extensão do seu corpo. As imagens resultam extáticas, como numa negociação que se dá entre os corpos carnavalizados e o corpo da câmera.
Com a nova data do Paraty em Foco -DE 27 a 31 de OUTUBRO -, as inscrições da Convocatória PEF 2021 ficarão abertas até 19 DE SETEMBRO. Agradecemos a participação de todos pela confiança no trabalho do Paraty em Foco e sua Equipe. O resultado final será divulgado no dia 03 de outubro. Participe, não deixe para a última hora. Você poderá ser um dos protagonistas desta edição. Confira o regulamento: https://www.pefparatyemfoco.com.br/regulamento-2021