Dia dos mortos
Ensaio Pré-selecionado de Luis Andre Sampaio
A lua cheia ilumina o pátio da igreja de uma pequena comunidade junto ao lago de Pátzcuaro no México. O pequeno cemitério no fundo do pátio é o local onde muitos passam a noite, lembrando seus mortos, homenageando-os com suas comidas e bebidas favoritas.
A cerimônia que hoje conhecemos, é resultado da mescla de uma antiga tradição indígena, com costumes católicos trazidos pelos espanhóis para o novo mundo.
São crianças acendendo velas para os avós que muitos nem conheceram e avós acendendo velas para as crianças que cedo partiram.
A noite é fria, mas a fé é quente. Desde o entardecer do dia primeiro de novembro, até o amanhecer do dia 2, ninguém se afasta. É noite para alimentar a alma dos que partiram e voltam para rever sua família todos os anos. A fome também é verdadeira para os vivos, que cozinham e se aquecem junto ao fogo.
A celebração do Dia dos Mortos é algo impressionante, mais do que o privilégio de poder registrar esse momento, é impossível não se emocionar com o encontro dos vivos com os seus mortos.
Com a nova data do Paraty em Foco — DE 27 a 31 de OUTUBRO, as inscrições da Convocatória PEF 2021 se encerraram no dia 19 DE SETEMBRO passado. Informamos que os últimos trabalhos inscritos continuam na fase de pré-seleção. Os novos trabalhos selecionados serão publicados no nosso site e na plataforma Medium ainda nesta semana. A votação final de premiação feita pelo time de jurados desta edição, será divulgado no dia 03 de Outubro. Confira todos os pré-selecionados através dos seguintes links:
https://www.pefparatyemfoco.com.br/ensaios-selecionados-pef2021
https://www.pefparatyemfoco.com.br/fotos-unicas-pré-selecionadas-pef-2021
https://www.pefparatyemfoco.com.br/pré-selecionados-selfie-pef2021