Bestiário

Convocatória em Foco 2021
4 min readSep 18, 2021

--

Ensaio Pré-selecionado de Sandra Gonçalves

As imagens apresentadas fazem parte de uma série que possui como temática um bestiário contemporâneo. Os modos de se experimentar o mundo passam por filtros potentes que modificam o agora. Tais filtro tem por função oferecer uma visão de mundo por vezes muito deturpada, firmada em crenças e não na experiência fenomenológica do estar no mundo. Deste modo, medos irracionais afloram, barreiras e muros crescem por todos as partes e passam a separar os considerados de dentro dos considerados de fora. O mundo torna-se outra vez binário, excludente com aqueles que não se encaixam, com aqueles que fogem a norma estabelecida. Desse modo, os nacionalismos afloram pelo mundo inteiro, as democracias sufocam e com ela os ganhos civilizacionais também se vão. Tal modo de ser aparenta ter se adensado a partir do choque civilizacional provocado pelo COVID-19.

Líderes totalitários e messiânicos surgem como maestros de uma multidão aparentemente acéfala necessitada de um Grande Pai. A irracionalidade e a tirania tomam a linha de frente e a adesão ao tirano torna-se um ponto de fuga mortal. Um suicídio moral coletivo tinge de vermelho o planeta. A Paixão e o desejo, o instinto de vida, são traídos e suplantando por Thánatos, morte. O canto da sereia aparentemente doce não o é, pelo contrário, é frio, sarcástico e calculista. A multidão delira.

Pretendo com a série em vermelho, Bestiário, através de imagens banais do cotidiano de pessoas comuns, de fatos históricos inexplicáveis sobrepostos a outras imagens, sobretudo imagens de caráter religioso, mítico e místico, provocar um deslocamento do olhar, uma deriva do observador da imagem para chamar atenção para o agora e tentar provocar um desencaixe para quem sabe, reverter, mesmo que minimamente, o movimento entrópico que se acelera no planeta. Penso que vivemos um incomodo civilizacional.

A ideia que permeia a série é a de provocar no observador interessado um certo mal-estar, uma ansiedade, uma angústia, uma sensação dolorosa e inflamada no instante da mirada. Hoje, acredito, não existe a possibilidade de se viver como se o paraíso fosse no aqui e agora — isso só é possível no cartaz de publicidade e mesmo assim os produtos anunciados são para poucos e mesmo para esses poucos, uma cilada.

Não faço arte para o deleite do olhar, minha pretensão é criar imagens que ajudem a um questionamento do eu e do estar no mundo em um momento tão nevrálgico, dolorido e decisivo do planeta. Desejo que minhas imagens movam o observador a algum tipo de ação e posicionamento.

Seja um protagonista da exposição Convocatória PEF 2021 na Quadra da Matriz Centro Histórico ©Meca

Com a nova data do Paraty em Foco — DE 27 a 31 de OUTUBRO, as inscrições da Convocatória PEF 2021 ficarão abertas até 19 DE SETEMBRO. Agradecemos a participação de todos pela confiança no trabalho do Paraty em Foco e sua Equipe. O resultado final será divulgado no dia 03 de outubro. Participe, não deixe para a última hora. Você poderá ser um dos protagonistas desta edição. Confira o regulamento: https://www.pefparatyemfoco.com.br/regulamento-2021

--

--

No responses yet