Ausências
Ensaio Pré-selecionado de Sylvie Moyen
Comecei na fotografia muito interessada em fotografar pessoas. Eu achava que uma foto sem alguém não tinha força ou presença. E posso dizer que desenvolvi bem esta habilidade, mas de um tempo para cá comecei a me interessar nas ausências, ou podemos pensar, na presença das pessoas em ambientes apesar de sua ausência física.
Este sentimento pode ter sido despertado pela perda da minha mãe, que deixou sua presença viva em vários cantos da casa de meus pais, ou outros desafios da vida que me tornaram mais observadora do que não está muito explícito. Agora ando em busca de conhecer as pessoas através de seus ambientes, suas cortinas, de como organizam as louças, ou pelos objetos e livros em suas prateleiras. É como construir um personagem através da nossa imaginação: ele pode chegar perto do real ou não. Não importa. Eu entrego a você algo inacabado e você completa a sua maneira. Esse caminho tem me mostrado quanta presença pode haver na ausência. Na verdade nossa humanidade, nossa solidão, nossas fragilidades estão por todo lugar, é só parar e observar.
Com a nova data do Paraty em Foco -DE 27 a 31 de OUTUBRO -, as inscrições da Convocatória PEF 2021 ficarão abertas até 19 DE SETEMBRO. Agradecemos a participação de todos pela confiança no trabalho do Paraty em Foco e sua Equipe. O resultado final será divulgado no dia 03 de outubro. Participe, não deixe para a última hora. Você poderá ser um dos protagonistas desta edição. Confira o regulamento: https://www.pefparatyemfoco.com.br/regulamento-2021