Almas da Covid

Convocatória em Foco 2021
3 min readJul 21, 2021

--

Ensaio Pré-selecionado de Jorge Monicci

Neste período de pandemia ficou evidente a importância de termos governos coerentes, democráticos e científicos, pois as ações vistas nos últimos tempos nos levou a beira do absurdo, onde a lógica e a ciência foram descartadas como se fossem roupa velha e argumentos nefastos e retrógados ganharam força na voz de quem deveria nos defender.

O Brasil hoje é sinônimo de vergonha e imoralidade política no meio internacional, somos exemplo do que não se deve fazer em período de calamidade na saúde. Perdemos mais de meio milhão de vidas, muitos sonhos ficaram pelo caminho e milhares de potenciais se perderam para sempre, jovens sofreram por mortes prematuras dos seus e pais e mães choraram pela despedida antecipada dos seus filhos.

A maioria dos rios do mundo buscam os oceanos como seu refúgio final, mesmo aqueles que nascem nas mais altas montanhas terminam seus dias na imensidão dos mares. Os seres humanos assim como os rios também estão intensamente ligados aos oceanos, este serviu para integrar o planeta, oferecer alimento e encantar os poetas.

As ocupações humanas sempre privilegiaram as áreas litorâneas, mesmo aqueles que vivem longe das costas, geralmente sonharam em poder desfrutar das belezas cênicas que encantam os litorais do mundo afora.

Se os rios percorrem suas vertentes, ultrapassam fendas e cascatas para desaguarem na infinitude dos oceanos, as vítimas da Covid realizam este mesmo trajeto, só que ao invés de embalados por belos rios caudalosos, foram levadas por rios de sangue, sofrimento e barbaridade.

“Almas da Covid” é uma série fotográfica que homenageia as “almas e sonhos perdidos” e os coloca simbolicamente vivenciando seus antigos sonhos terrenos. O trabalho foi realizado em baixa velocidade entre 2016 e 2019 e jamais poderia imaginar que sua coerência se manifestasse tão bem atualmente. Desejo que sigamos por outras caminhos nas próximas eleições e meu próximo trabalho seja uma exaltação da vida e não de almas perdidas.

Seja um protagonista da exposição Convocatória PEF 2021 na Quadra da Matriz Centro Histórico ©Meca

Com a nova data do Paraty em Foco — DE 27 a 31 de OUTUBRO -, as inscrições da Convocatória PEF 2021 ficarão abertas até 19 DE SETEMBRO. Agradecemos a participação de todos pela confiança no trabalho do Paraty em Foco e sua Equipe. O resultado final será divulgado no dia 03 de outubro. Participe, não deixe para a última hora. Você poderá ser um dos protagonistas desta edição. Confira o regulamento: https://www.pefparatyemfoco.com.br/regulamento-2021

--

--

No responses yet