A rede

Convocatória em Foco 2021
5 min readJul 29, 2021

--

Ensaio Pré-selecionado de Mara Mercia Fonseca

Rede de arrasto na pesca artesanal, um ato resiliente.

Neste projeto, mostro a labuta de um grupo de homens que batalham arduamente e ainda precisam da sorte e da colaboração do Senhor do Tempo, da Senhora dos Ventos e Daquela que dá vida e movimenta as marés. Minha intenção é mostrar a força e a união de pessoas na atividade da pesca artesanal, a beira mar, usando uma canoa, uma rede e muitos homens para puxar a rede de arrasto.

A pesca é uma atividade tão antiga quanto o tempo do homem sobre a face da Terra. Desde o momento em que a vida se assentou no planeta e os primeiros habitantes começaram a se mover, teve inicio a busca por alimentos e uma das primeiras formas foi utilizar o que a natureza oferecia: a coleta de frutos, a caça ea pesca.

O mar da Pituba em Salvador — Bahia, é de um lindo azul profundo. Também verde, dourado, e às vezes o tom muda para um escuro tipo chumbo misturado com o verde claro. Sempre misterioso, com as ondas fortes ou de uma mansidão estonteante. Quase sempre exalando um cheiro, às vezes perfumado como a própria Natureza, outras vezes um cheiro forte de maresia. Tudo depende da época, da direção do vento, da maré e principalmente das correntes marítimas, quando deslocam as algas, trazendo-as para beira-mar. E o sargaço forma um imenso tapete verde,bem escuro, que cobre toda a extensão da praia.

E neste mar tão rico de nutrientes e benevolente para os homens, deixa a mostra os cardumes que se aproximam da faixa litorânea como a Sardinha, a Pititinga, o Xixarro, Tainha, o Carapau, que trazem atrás de si grandes cardumes de peixes maiores como a Cavala, o Bicudo, a Guaricema, o Vermelho e tantos outros. A cadeia alimentar, rigorosa, se manifesta com os grandes peixes à caça dos pequenos. E é neste cenário de todas as cores, que entra em cena a REDE ARTESANAL DE ARRASTO, o ponto máximo de interesse deste meu trabalho. Normalmente é na variante da maré, pela manhã, que o dono da canoa e da rede e seus companheiros ficam vigiando o mar na expectativa de vislumbrar um cardume dos grandes se aproximando. A esta altura, a canoa com a rede e os remadores já estão a postos — olhos fixos no mar. Não demora muito e começa um movimento diferente, são os pequenos peixes voando, tentando escapar dos cardumes maiores. É um dos sinais para a grande correria em terra.

O movimento entre os pescadores fica elétrico! Os homens correm, colocam a canoa na água e uns cinco ou seis vão remando. Ligeiros, se posicionam na direção do cardume e um deles já vai soltando a rede de uns 200 metros. Os mergulhadores descem e dois deles nadam até a praia levando a ponta da corda, enquanto os outros vão se posicionando na água para abrir e segurar a rede, na tentativa de cercar o cardume, o que é sempre uma incógnita, pois os peixes são muito espertos. A esta altura, na praia, outros tantos homens se dividem para puxar a rede.

Pessoas que estão na praia ou caminhando pela Orla Atlântica param para apreciar e acompanhar o movimento que desperta curiosidade. Admirar aquela cena ancestral em pleno século XXI, numa praia urbana de uma grande cidade, é surreal.

Essa modalidade de pesca é uma das ações mais democráticas que acontece no mundo, em qualquer sociedade e sistema de governo. O principio é sempre o mesmo, o pescado é dividido entre todos que estiveram na ação:30% para o dono da rede, 20% para remadores e mergulhadores e os outros 50% são divididos igualmente para aqueles que ficaram em terra puxando a rede e recolhendo os peixes. Não importa se tem peixe grande ou pequeno, a divisão é muito bem aceita eigual para todos. A rede pode vir cheia ou não, mas quando vem cheia é sempre uma explosão geral de alegria!

Seja um protagonista da exposição Convocatória PEF 2021 na Quadra da Matriz Centro Histórico ©Meca

Com a nova data do Paraty em Foco — DE 27 a 31 de OUTUBRO -, as inscrições da Convocatória PEF 2021 ficarão abertas até 19 DE SETEMBRO. Agradecemos a participação de todos pela confiança no trabalho do Paraty em Foco e sua Equipe. O resultado final será divulgado no dia 03 de outubro. Participe, não deixe para a última hora. Você poderá ser um dos protagonistas desta edição. Confira o regulamento: https://www.pefparatyemfoco.com.br/regulamento-2021

--

--

No responses yet